Economia

[Economia][bsummary]

Cidades

[Cidades][bigposts]

Educação

[Educação][twocolumns]

Emprego & Concurso

[emprego][bsummary]

Obras qualificam trecho da Av. Presidente Kennedy, em Olinda, e melhoram fluxo do transporte público

Foto: Divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco (Seduh) e a Prefeitura Municipal de Olinda estão realizando de obras viárias que já estão ajudando a melhorar o fluxo do transporte público na cidade. A parceria está transformando um trecho de 1,5Km da Avenida Presidente Kennedy, em Peixinhos. A requalificação, que beneficia diretamente algo em torno de 50 mil pessoas, inclui intervenções como acessibilidade nas calçadas, implantação de faixas de pedestres, drenagem, iluminação e paisagismo. Também contempla a recuperação da pavimentação, sinalização horizontal e vertical, recuo de faixa na zona de embarque e desembarque de passageiros, além da construção de paradas de ônibus. O valor total do convênio é de R$ 3.224.480,21.

A iniciativa está sendo realizada no trecho compreendido entre a Rua Gentil Gusmão e a Avenida Jardim Brasil. Ao fim da obra, 67 ruas transversais à Avenida Presidente Kennedy terão recebido serviços de drenagem. Atualmente, 30 já foram contempladas. Até o momento, 960 metros de calçadas já foram entregues, além de 820 metros de iluminação pública, de sinalização vertical e horizontal. Também já foram requalificados três abrigos de ônibus e as quatro faixas da via, duas em cada sentido. Após a conclusão desse trecho do convênio, a Prefeitura de Olinda dará continuidade à requalificação de toda a avenida (4,5 Km), ao custo total de R$ 13,7 milhões. A obra deverá ser totalmente concluída até o final de 2021.

As intervenções foram possíveis graças ao trabalho da Secretaria Executiva de Governança e Articulação da Seduh e do Comitê Metropolitano de Corredores Exclusivos. Este último, um colegiado criado por decreto em fevereiro de 2020. O grupo tem o objetivo de discutir propostas para a implantação de faixas exclusivas de transporte público coletivo nos corredores principais que atravessam os municípios do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. O colegiado tem se reunido desde março do ano passado para avaliar, entre outras providências, os planos de execução dos corredores exclusivos metropolitanos, as fontes de financiamento e repartição de custos, bem como atuação conjunta dos órgãos estaduais e municipais na fiscalização.

Desde sua criação, já foram implantadas faixas exclusivas/faixas azuis na Avenida Agamenon Magalhães e na Avenida Olinda. Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, Marcelo Bruto, o trabalho desenvolvido pelo grupo tem contribuído para ampliação dos corredores na Região Metropolitana. “Com esse Grupo de Trabalho e com a coordenação e cooperação dos municípios, conseguimos avançar com alguns projetos importantes que irão beneficiar a população, melhorar a infraestrutura viária e o fluxo do transporte público, trazendo mais comodidade e uma melhor experiência para o usuário”, avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saúde

[Saúde][twocolumns]

Mundo

[Mundo][bsummary]

TV Escada News