Economia

[Economia][bsummary]

Cidades

[Cidades][bigposts]

Educação

[Educação][twocolumns]

Emprego & Concurso

[emprego][bsummary]

Audiência sobre o transporte público em Escada contou com a presença do deputado Romero Sales Filho

Audiência pública em na Câmara de Escada, realizada no último dia 08/01 para discutir soluções para o transporte público intermunicipal. Foto: Divulgação

O deputado Romero Sales Filho (PTB) participou de audiência pública na Câmara Municipal de Escada, nesta segunda-feira (05), para debater a questão do transporte público. Promovida pelo vereador Paulinho (PSDB), a reunião foi pautada a partir de pleitos da população, que tem sofrido com a redução de frotas e o aumento dos custos da passagens.

Em seu discurso, o parlamentar ressaltou que os temas em discursão refletem a realidade não só de Escada, mas de Ipojuca, do Cabo, do Recife, entre outros municípios. “O desprezo é a nível estadual. A pandemia provocada pela covid-19 evidenciou ainda mais o descaso do Governo do Estado com o transporte público de passageiros”, enfatizou Sales Filho.
Deputado Estadual Romero Sales Filho na audiência pública realizada na Câmara de Escada. Foto: Divulgação

“Não bastasse as incertezas diante da pandemia, a população ainda precisa lidar com o desrespeito das empresas de ônibus e a omissão da gestão estadual. O cidadão escadense tem um custo diário de vinte e quatro reais para usar o transporte público. E um transporte que atrasa e em condições precárias, vale ressaltar. Qual o trabalhador ou empregador que consegue sustentar esse custo diante de uma crise econômica como a que estamos vivendo?”, questionou.

Além da má qualidade dos transportes, o deputado levantou a questão econômica, tendo em vista que, segundo dados do CAGED, em 2020, foram fechados 5163 postos de trabalho em Pernambuco, deixando o estado entre os nove do País que registraram mais desligamentos no ano passado.

“Aumentar o custo para trabalhadores e empregadores significa acentuar a questão do desemprego”, pontuou ainda o parlamentar.

Foto: Divulgação

Também estiveram presentes na audiência representante da empresa Borborema, Luiz Henrique de Albuquerque, da EPTI, o Diretor de Planejamento, Moura Luiz Vieira, e o Coordenador de fiscalização Major Edson da Silva, a presidente da Câmara de Vereadores de Escada, Bete da Alvorada (PSC), as vereadoras Cátia da Farmácia (MDB), Edite do Postinho (PL), Tia Jane (PMN), os vereadores Josias (PTC), Irmão Luciano (PMN), Pedro Jorge (MDB), além de representantes da sociedade civil.

Lei – Sempre atento às pautas relacionadas ao transporte público – Romero Sales Filho ganhou destaque quando, ainda em seu primeiro ano de mandato, tentou chegar à Assembleia Legislativa utilizando o transporte público, vivenciando na prática o que o trabalhador sofre diariamente – é autor da Lei 17.038. A norma obriga os delegatários do serviço de transporte coletivo a fornecer a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), informações sobre os custos que formam a tarifa cobrada. Para Sales Filho, tornar processos públicos transparentes e acessíveis à população facilita a cobrança por melhorias nas entregas dos serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saúde

[Saúde][twocolumns]

Mundo

[Mundo][bsummary]

TV Fala News