Cidades

[Cidades][bigposts]

Saúde

[Saúde][twocolumns]

Economia

[Economia][bsummary]

Educação

[Educação][twocolumns]

Ação contra candidaturas laranjas em Jaboatão, pode cassar 10 vereadores da base do prefeito Anderson Ferreira

Dez vereadores e onze partidos estão na mira da justiça eleitoral, todos parlamentares são da base do prefeito de Jaboatão

Prefeito, Anderson Ferreira, no plenário da Câmara de Jaboatão, no ato de filiação dos vereadores ao Partido Liberal em 10/03/2020.
Foto: Divulgação

Uma ação de impugnação que tramita na 147ª zona eleitoral de Jaboatão dos Guararapes, poderá cassar o mandato de 10 vereadores da atual legislatura da Câmara Municipal. O teor da ação contesta candidaturas femininas de onze partidos que formaram chapas para a disputa proporcional de 2020.

As siglas partidárias, PATRIOTA, PMN, DEM, PSL, PTB, CIDADANIA, PRTB, PODEMOS, DC, AVANTE, E REPUBLICANOS, estão na mira da justiça eleitoral. A ação de impugnação que corre na 147ª Zona Eleitoral de Jaboatão dos Guararapes, foi registrada no dia 05/01/2021 sob número do processo: 0600439-69.2020.6.17.0101. E poderá atingir o mandato dos vereadores, Belarmino Sousa (Podemos), Nando Campos (DEM), Rogério Melo (Patriota), Adiel Agostinho (PMN), Lica do Micro-ônibus (Cidadania), Juca de Laje (PTB), Melque Almeida (PTC), Jorge Junior (PTB), Manuel de Moura (PTB), e Didinho (Republicanos).

Vereadores de Jaboatão dos Guararapes, que podem ser cassados por ação que investiga candidaturas femininas fictícias.
Fotos: DivulgaCand/TSE

As candidaturas contestadas na ação como laranjas, pela baixa votação ou até mesmo por não ter recebido o voto da própria candidata, são as das ex-candidatas, Alessandra Lopes (PMN) com 2 votos, Camila Ingrid (PMN) com 4 votos, Edilza de Suassuna (PMN) obteve 4 votos, Deisy Marques (PMN) com 8 votos, Irmã Angelina (PMN) com 3 votos, Jamires Maria (PMN) com 2 votos, Princesa (PMN) com 0 voto, Josiane Silva (PRTB) com 0 voto, Fátima Holmes (PRTB) com 2 votos, Maria Lucia (PRTB) 0 voto, Madalena (Avante) com 0 voto, Márcia Bezerra (PSL) com 2 votos, Priscila (PSL) com 7 votos, Daisy Maria (PSL) com 3 votos, Geane (PSL) com 1 voto, Adriana Chirmeni (PTB) com 2 votos, Adriana Paula (PTC) com 1 voto, Elza Rodrigues (PTC), com 1 voto, Waldirene Aguiar (Republicanos ) com 0 voto, e Madalena (Avante) com 0 voto.

No último dia 07 de abril, a juíza eleitoral Luciana Marinho Pereira de Carvalho, da 147ª zona em Jaboatão dos Guararapes, convocou os partidos citados na ação para prestar esclarecimentos, a magistrada determinou que fossem juntados aos autos, os Requerimentos de Registro de Candidaturas - RRCs de todos os candidatos que concorreram a cargo de vereador no pleito municipal de 2020, as Atas das Convenções Partidárias assinadas pelos participantes, os comprovantes de filiação partidária dos componentes de toda a chapa de candidatos a vereador, e o plano de mídia e áudio das propagandas eleitorais veiculadas na rádio durante a campanha eleitoral das candidatas contestadas como fictícias.

O prazo de 10 dias para que fossem juntados os documentos a ação, determinado pela juíza, se encerrou no último dia 17 de abril.

Dos onze partidos envolvidos na ação que investiga candidaturas laranjas ao parlamento municipal de Jaboatão dos Guararapes, estiveram ligados diretamente a coligação do prefeito reeleito, Anderson Ferreira (PL), seis siglas, PATRIOTA, que atualmente tem 1 vereador, DEM que tem 1 vereador, CIDADANIA que tem 1 vereador, PODEMOS que tem 1 vereador, PMN que tem 1 vereador, PTB que tem 3 vereadores. Mas todos vereadores que podem perder seus mandatos por conta da ação, fazem parte da bancada do governo na Câmara Municipal.

A investigação sobre as candidaturas laranjas em Jaboatão dos Guararapes, poderá entrar na história de Pernambuco, como a maior ação de derrubada de chapas laranjas no estado, e ainda mais marcada na candidatura a reeleição e na gestão do prefeito Anderson Ferreira, que pretende disputar o pleito de 2022 para o cargo de governador.

Um comentário:

  1. Foi candidata pelo PTB e não acredito nos votos que recebi do meu eleitorado, só tive 30 votos,só não foi atraz da verdade porque jaboatão PE não tem justiça e o que eles querem e prosto.

    ResponderExcluir

Emprego & Concurso

[emprego][bsummary]

Mundo

[Mundo][bsummary]

TV Fala News