Cidades

[Cidades][bigposts]

Saúde

[Saúde][twocolumns]

Economia

[Economia][bsummary]

Educação

[Educação][twocolumns]

Luciana Santos deverá assumir o governo, com provável candidatura de Paulo em 2022

A presidenta nacional do PCdoB, deverá ser a primeira mulher governadora de Pernambuco

Luciana Santos ao lado de Paulo Câmara na convenção partidária de 2018.
Foto: Helia Scheppa

Por Sanchilis Oliveira

A vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB), deverá ser a primeira mulher governadora do estado. Isso porque com a possibilidade de renúncia do atual governador Paulo Câmara (PSB), para se candidatar a algum cargo eletivo nas eleições de 2022, cresce cada vez mais.

Luciana já foi prefeita de Olinda, Deputada Estadual, Deputada Federal e atualmente é a vice-governadora de Pernambuco.

Nos bastidores da política pernambucana, existem três possibilidades de candidaturas para Paulo Câmara, ao senado, cargo natural disputado por governadores em fim de mandato, vice-presidente da república indicado pelo PSB, para a chapa que provavelmente deverá ser composta pelo ex-presidente Lula (PT), ou até mesmo a uma vaga de Deputado Federal para poder compor mais aliados a Frente Popular.

Já no PCdoB, com a provável ida de Luciana para o comando do governo em abril de 2022, o partido poderá mais uma vez compor a vice-governadoria, como forma de manter a aliança com a Frente Popular, já que Luciana tem o direito de se candidatar à reeleição, mas todos sabem que o projeto do PSB, é lançar o ex-prefeito do Recife, Geraldo Júlio para o governo. Alguns nomes lembrados para compor a chapa dentro do PCdoB, são os do deputado federal Renildo Calheiros, do deputado estadual João Paulo, ou até mesmo do ex-vice-prefeito do Recife Luciano Siqueira, que foi companheiro de chapa e gestão de Geraldo por oito anos.

A chapa dos sonhos em Pernambuco sonhada por Lula, é que com a composição nacional do PSB com o PT, a deputada federal Marília Arraes, seja a indicada do partido como candidata a senadora. Apesar das posições e posturas da deputada com o PSB seu antigo partido no estado, Lula aposta nessa possibilidade.

Caso se consolide esse cenário, será a primeira vez que Pernambuco, estado que lidera o Nordeste, terá uma mulher no comando, e Luciana Santos caminha a passos largos para ser a 58ª governadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Emprego & Concurso

[emprego][bsummary]

Mundo

[Mundo][bsummary]

TV Fala News