Cidades

[Cidades][bigposts]

Saúde

[Saúde][twocolumns]

Economia

[Economia][bsummary]

Educação

[Educação][twocolumns]

POSITIVIDADE TÓXICA.

direitos de imagem autorizado




Evitar o sofrimento é uma forma de sofrimento"( Mark Manson)

Vamos começar pelo conceito de invalidar emoções, você está triste e logo vem uma resposta tipo: “não fique triste, está tudo bem”, isso configura invalidação emocional. Desmerecer ou amenizar o que uma pessoa sente quando está triste, só revela essa invalidação de que você não tem motivos, é saudável, tem uma família linda ,um emprego maravilhoso , tem tudo que uma pessoa gostaria de ter e blábláblá...Esse fenômeno qualificado pela cólera do positivo e tentativas de reprimir o negativo.

A positividade tóxica é o jeito que a nossa sociedade está constantemente tentando dizer que só é certo ser feliz, e que sentimentos desagradáveis como tristeza, raiva e medo são errados e devem ser eliminados,  e que pensamentos positivos ajuda o seu dia melhorar.
Prejudicam a maneira com a qual nós mesmos lidamos com nossos sentimentos, Isso porque grupos Good Vibes faz com que as pessoas se tornem menos empáticas, ao invés de abrir espaço para acolher que está sofrendo ou passando por problemas, estes são taxados “energias negativas” e acabam sendo excluídos e abandonados por amigos e familiares.

Além disso, a positividade tóxica salienta que não existem desculpas para não “ver um lado bom em tudo”
Um exemplo atualíssimo é a pandemia, um momento cheio de consequências negativas, luto em todos os aspectos, mas lá está a cultura de olhe positivo, aprenda algo novo, inicie um projeto. Estar mal em uma situação dessas não é errado, o ser humano não é uma máquina de produtividade.
Esconder ou reprimir emoções podem ainda mais aumentar esses sentimentos, levando até a crises de ansiedade, depressão ou até mesmo suicídio, como todos tiveram que se reinventar não te coloca nessa obrigação, pelo contrário o seu tempo e sua régua é diferente de todas. Admitir um problema de saúde mental está relacionado ao aumento da probabilidade de buscar o cuidado de saúde mental necessário. Preste atenção aos próprios sentimentos, não invalide o que está sentindo. Alguns desafios são mais difíceis de enfrentar sozinho. Não titubeie em buscar ajuda. Estamos aqui para te ajudar a lidar com esses sentimentos da melhor forma. Se você sente que está sendo negativamente afetado por essa cultura de positividade e precisa de um lugar no qual possa cuidar de seus sentimentos de maneira adequada, procure um profissional da saúde mental.

Está tudo bem não estar tudo bem!



Fontes e referências:

Mark Manson - A Arte Sutil de Ligar o Foda-se

https://www.psychologytoday.com



Até a próxima.

Precisa de ajuda? Entre em contato.

Ana Gonçalo.

Contatos para consultas: (81) 993570145

Instagram @ psicanalista_anafreud

Pelo e-mail anacgcp@gmail.com



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Emprego & Concurso

[emprego][bsummary]

Mundo

[Mundo][bsummary]

TV Fala News