Cidades

[Cidades][bigposts]

Saúde

[Saúde][twocolumns]

Economia

[Economia][bsummary]

Educação

[Educação][twocolumns]

O QUE É A SÍNDROME DE PETER PAN?

 

Direitos de divulgação de imagem.




Inicialmente, a síndrome do Peter Pan não tem nada a ver com o conto do Peter Pan. Para quem não leu, é a história de um garoto que não aceita crescer e prefere continuar no mundo da infância para sempre. Preciso clarificar a ideia de que essa síndrome não tem qualquer relação com inteligência, é apenas a maneira imatura de tratar as emoções.
Usamos o termo para fazer alusão a um problema comportamental que atinge boa parte das pessoas. Até mesmo, pode atingir tanto homens quanto mulheres, embora a grande maioria seja homens. Ela é marcada pela imaturidade psicológica acompanhada de narcisismo para algumas pessoas. É difícil pensar em prognóstico porque a síndrome não está listada no Manual de (DSM- IV) e que não é considerada uma doença.
Esse comportamento pode ainda tá ligado até mesmo as crianças que adquiriram um papel de responsabilidade pelo sustento de sua família assumindo grandes cobranças. A falta de amor durante a infância também pode causar a síndrome.

Mas vamos falar de algumas característica.

Não admitem cobranças e nem tem responsabilidades, principalmente nos relacionamentos. Tem o hábito de colocar a culpa sempre nos outros e possuir uma dependência dos pais em tudo, geralmente não supera a fase narcisista e egocêntrica comum em crianças.
A pessoa pode até ter um relacionamento, mas no momento que começa a ficar mais sério ele nunca vai tá preparado para o segundo passo. Em algum período irá querer ser livre. Outra característica é fugir de suas obrigações, costumam usar a comunicação dizendo que todos temos o livre arbítrio para decidir o que vamos ou não fazer, resultado é que nunca tomam decisões.
Uma observação importante é ficar atento, a homens que exibem condutas de imaturidade, foge de discussões, perfil narcisista, apego financeiro e sentimental aos cuidadores, irresponsabilidade e claro dificuldades em criar vínculos.
De todos os conflitos possíveis que a Síndrome de Peter Pan pode causar o mais forte é, a dificuldade em construir relacionamentos saudáveis.
Pois bem, temos uma boa noticia ,pode mudar, deixar de ser um Peter pan ou até mesmo ajudar um por perto. Crescer e amadurecer faz parte da vida. Encarar a vida, assumir a culpa, e estabelecer limites são possiblidades sim.

Fazer terapia?
É importante fazer  algo que ajuda realmente todas as pessoas a evoluírem. Conhece alguém que também conta com algumas dificuldades para lidar com as responsabilidades da vida adulta? Compartilha com ele(ela) , provavelmente irá despertar ao menos a dúvida.



“Crescer custa, demora, esfola, mas compensa. É uma vitória secreta, sem testemunhas. O adversário somos nós mesmos.” Martha Medeiros



Referências:



Dr dan kiley. The Peter Pan Syndrome: Men Who Have Never Grown Up” (“A síndrome de Peter Pan: Homens que nunca cresceram”)



Até a próxima.



Precisa de ajuda? Entre em contato.

Ana Gonçalo.

Contatos para consultas: (81) 993570145

Instagram @ psicanalista_anafreud

Pelo e-mail anacgcp@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Emprego & Concurso

[emprego][bsummary]

Mundo

[Mundo][bsummary]

TV Fala News