Ads

Caiado anuncia Gilberto Kassab como vice e PSD confirma chapa pura para 2026

Ronaldo Caiado anunciou Gilberto Kassab como candidato a vice-presidente em chapa pura do PSD. Lançamento marca início da pré-campanha da legenda para as eleições presidenciais de 2026.

Kassab e Caiado
Ronaldo Caiado oficializa Gilberto Kassab como vice na disputa pela Presidência. Foto: Divulgação

O pré-candidato à Presidência da República Ronaldo Caiado (PSD) anunciou nesta quarta-feira (1º) o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, como candidato a vice-presidente em sua chapa para as eleições de 2026. A formalização ocorreu durante o lançamento das pré-candidaturas da legenda, realizado na sede do PSD, em Brasília.

Com a definição, o PSD passa a disputar a eleição presidencial com uma chapa formada exclusivamente por integrantes do partido, consolidando uma estratégia própria para a corrida ao Palácio do Planalto.

PSD aposta em chapa própria para a sucessão presidencial

A escolha de Gilberto Kassab reforça o protagonismo do PSD no cenário eleitoral. Presidente nacional da legenda, Kassab é considerado um dos principais articuladores políticos do país e atualmente integra o secretariado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Durante o evento, Kassab afirmou que uma eventual gestão ao lado de Caiado teria como prioridades a realização de uma reforma administrativa e melhorias nos serviços públicos.

Reforma administrativa e serviços públicos

Em seu discurso, Kassab defendeu mudanças na estrutura da administração pública como instrumento para ampliar a eficiência do Estado.

Segundo ele, o objetivo é promover avanços especialmente nas áreas de saúde e educação, caso a chapa seja eleita em 2026.

O conteúdo completo do pronunciamento não foi informado.

Caiado destaca independência política

Durante o lançamento da pré-candidatura, Ronaldo Caiado afirmou que sua candidatura pretende reunir eleitores independentes.

"Eu não vou discutir assunto pessoal de família. Eu vou brigar por aquilo que interessa ao Brasil. Como pré-candidato, eu sei que a nossa candidatura é a que aglutina o voto dos independentes. Vamos para uma convenção no dia 26 e temos a obrigação de apresentar a chapa completa. Somos os primeiros no Brasil a apresentar a chapa pronta", declarou.

A declaração foi dada após questionamentos sobre os bastidores envolvendo integrantes da família Bolsonaro. Caiado afirmou que não comentaria assuntos de natureza pessoal relacionados ao grupo político.

Kassab muda estratégia após cenário da direita

De acordo com as informações apresentadas, Gilberto Kassab defendia anteriormente que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fosse o principal representante do campo da direita na disputa contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Como essa possibilidade não foi adotada pela família Bolsonaro, o PSD decidiu apresentar candidatura própria ao Palácio do Planalto, tendo Ronaldo Caiado como cabeça de chapa e Kassab como vice.

Cenário da disputa presidencial

Com a oficialização da chapa Caiado-Kassab, o PSD torna-se uma das primeiras siglas a apresentar publicamente uma composição completa para a eleição presidencial de 2026.

Segundo as informações fornecidas, tanto Caiado quanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já possuem candidatos a vice definidos para a disputa.

Já os pré-candidatos Romeu Zema (Novo), Renan Santos (Missão) e Flávio, citado no material encaminhado, mas sem identificação completa, ainda não anunciaram oficialmente seus companheiros de chapa.

Pesquisas eleitorais

As informações encaminhadas também indicam que diferentes institutos de pesquisa atribuem a Ronaldo Caiado intenções de voto entre 2% e 3%.

No entanto, não foram informados quais institutos realizaram os levantamentos, as datas das pesquisas, a margem de erro ou a metodologia utilizada, impossibilitando uma contextualização estatística mais detalhada.

O material também afirma que as revelações envolvendo Flávio Bolsonaro (PL) e o chamado "caso Master" não alteraram significativamente o desempenho de Caiado nas pesquisas. Entretanto, não foram apresentados detalhes sobre esse episódio nem sobre os levantamentos utilizados para essa conclusão.

PSD larga na frente na organização da campanha

Ao apresentar oficialmente sua chapa presidencial antes de diversos adversários, o PSD busca transmitir uma imagem de organização e definição estratégica para a campanha eleitoral.

A convenção partidária mencionada por Caiado está prevista para o próximo dia 26, quando a legenda pretende formalizar sua participação no processo eleitoral.

Até o momento, outras alianças nacionais seguem em fase de articulação, e o quadro completo da disputa presidencial ainda depende das convenções partidárias e das definições das demais legendas.

Postar um comentário

0 Comentários