Ads

Marília Arraes destaca legado de Lula em caminhada no Recife

Marília Arraes participou de caminhada na Mustardinha e reunião com odontologistas, destacando investimentos do PAC e propostas para a saúde pública.

Marília Arraes
Marília Arraes reúne apoiadores em caminhada na Mustardinha. Foto: Crysli Viana

A candidata ao Senado Marília Arraes (PDT) participou, na noite de quarta-feira (19), de uma caminhada na Mustardinha, na Zona Oeste do Recife, ao lado do candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), do candidato a vice-governador, Carlos Costa (Republicanos), e do senador Humberto Costa (PT), que disputa a reeleição. Durante o ato, Marília destacou investimentos federais associados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e afirmou que pretende manter o compromisso com Pernambuco. Pela manhã, ela também participou de uma reunião com representantes do Sindicato dos Odontologistas do Estado de Pernambuco (SOEPE), na Madalena.

Marília Arraes destaca investimentos do PAC na Zona Oeste

Durante a caminhada pelas ruas da Mustardinha, Marília Arraes associou intervenções de infraestrutura realizadas na Zona Oeste do Recife a recursos federais destinados por meio do PAC durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo a candidata, a experiência da população com essas intervenções contribui para o reconhecimento do trabalho realizado com recursos federais.

“A Zona Oeste do Recife conhece, de perto, como os investimentos em infraestrutura feitos com recursos vindos do Governo Lula, através do PAC, transformaram a realidade de milhares de pessoas”, afirmou Marília.

A declaração foi feita durante o ato político, que contou com a presença de integrantes da chapa majoritária e apoiadores. O evento ocorreu em meio à agenda eleitoral de 2026 em Pernambuco.

Marília Arraes reforça discurso de alinhamento com Lula

Marília também relacionou sua atuação eleitoral ao grupo político que apoia o presidente Lula em Pernambuco.

A candidata afirmou que o apoio recebido durante a caminhada aumenta a responsabilidade de sua candidatura e defendeu a continuidade de ações voltadas à população do Recife e do estado.

A presença conjunta de Marília Arraes, João Campos e Humberto Costa ocorre após o início oficial das agendas de rua da chapa. Os três também participaram, nos últimos dias, de atividades eleitorais em diferentes pontos de Pernambuco.

Reunião com odontologistas tratou de saúde pública

Antes da caminhada, Marília Arraes participou de uma reunião com representantes do Sindicato dos Odontologistas do Estado de Pernambuco, na sede da entidade, no bairro da Madalena.

O encontro teve como foco demandas relacionadas à atuação dos cirurgiões-dentistas na rede pública. Entre os temas apresentados à candidata estavam infraestrutura, fornecimento de insumos e equipamentos, ampliação de serviços especializados e valorização profissional.

Marília recebeu, ao lado de João Campos, um documento com as reivindicações apresentadas pela categoria.

Marília Arraes defende maior presença de dentistas no SUS

Durante a reunião, a candidata defendeu a ampliação da participação dos cirurgiões-dentistas na saúde pública, inclusive em serviços hospitalares.

Marília também destacou a importância da odontologia no atendimento integral à população e afirmou que pretende apoiar a presença desses profissionais em diferentes áreas do sistema público de saúde.

“A gente precisa entender a importância do cirurgião-dentista na saúde pública”, declarou.

A agenda colocou a saúde bucal entre os temas abordados pela candidatura durante a passagem pelo Recife.

O que é o PL 1.365/2022

Entre as reivindicações apresentadas pelos representantes da categoria está o PL 1.365/2022, projeto que altera o salário-mínimo dos médicos e cirurgiões-dentistas e também trata dos valores de hora extra e adicional noturno.

A proposta é de autoria da senadora Daniella Ribeiro e tramita no Senado Federal. Em 2026, o texto avançou nas comissões da Casa. A Comissão de Assuntos Sociais aprovou o substitutivo em junho e, em agosto, a matéria voltou à comissão após deliberação da Comissão de Assuntos Econômicos.

O texto aprovado nas comissões prevê piso de R$ 13.662 para jornada de 20 horas semanais, segundo informações oficiais do Senado. O valor ainda está vinculado à tramitação legislativa e não representa uma remuneração automaticamente vigente para toda a categoria.

Próximos passos do projeto

A situação oficial consultada no Senado indica que o PL 1.365/2022 continua em tramitação. O registro legislativo aponta a Comissão de Assuntos Sociais como último local da matéria em 11 de agosto de 2026, sob relatoria do senador Fernando Dueire.

Por isso, a aprovação definitiva e eventual entrada em vigor de novas regras dependem da conclusão da tramitação legislativa e das etapas posteriores previstas no processo.

Contexto eleitoral em Pernambuco

A caminhada na Mustardinha integra uma sequência de atividades de rua realizadas por Marília Arraes, João Campos e Humberto Costa desde o início da campanha eleitoral.

Nos últimos dias, o grupo também realizou atos no Cabo de Santo Agostinho, em Brasília Teimosa, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata. A agenda tem sido utilizada pelos candidatos para apresentar propostas e reforçar a composição política da chapa.

A campanha eleitoral de 2026 também tem movimentado a disputa pelo Governo de Pernambuco e pelas duas vagas ao Senado. Pesquisa RealTime Big Data divulgada em 17 de agosto mostrou Marília Arraes com 29% das intenções de voto para o Senado, seguida por Humberto Costa, com 20%. Os números são de uma pesquisa eleitoral e não representam resultado eleitoral.

A agenda de Marília Arraes combinou dois eixos: a defesa de investimentos federais em infraestrutura e a discussão sobre políticas públicas de saúde.

Na Mustardinha, a candidata associou obras e intervenções ao PAC e ao governo Lula. Já na reunião com odontologistas, o foco esteve na estrutura da saúde pública, na valorização dos profissionais e na tramitação de uma proposta nacional sobre remuneração de médicos e cirurgiões-dentistas.

No caso do PL 1.365/2022, é importante diferenciar a proposta legislativa de uma regra já em vigor. O projeto segue em tramitação no Senado e sofreu alterações ao longo da análise nas comissões.

Marília Arraes cumpriu duas agendas no Recife nesta quarta-feira (19), com uma caminhada na Mustardinha e uma reunião com representantes dos odontologistas. No ato político, destacou investimentos federais associados ao PAC e seu alinhamento com o campo político de Lula.

Na área da saúde, a candidata defendeu maior valorização dos cirurgiões-dentistas e ampliação da presença desses profissionais no SUS. Entre as pautas discutidas esteve o PL 1.365/2022, que continua em tramitação no Senado.

Postar um comentário

0 Comentários