Ads

Governadora autoriza R$ 25 mi em obras viárias estaduais

O programa PE na Estrada investe em restauração da PE-076, PE-064 e ações emergenciais em PE-004 e PE-041.

Obras viárias em PE
Pacote de R$ 25 milhões integra nova fase do PE na Estrada e abrange restaurar mais de 10 km de rodovias críticas. Foto: Miva Filho/Secom

Nesta quarta-feira (19), o governo de Pernambuco, por meio do programa PE na Estrada, autorizou quatro novas ordens de serviço que totalizam mais de R$ 25 milhões para intervenções viárias em três regiões do Estado. O pacote anunciado pela governadora Raquel Lyra contempla restaurações, recuperação emergencial e melhorias em rodovias estaduais, com foco em mobilidade, segurança e escoamento da produção.

Contextualização e escopo do investimento

O programa PE na Estrada, lançado em outubro de 2024, tem como objetivo a recuperação de rodovias, estradas vicinais e vias urbanas em todo o Estado de Pernambuco.  

Segundo dados do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) e da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), o programa já recuperou mais de 1.100 km de rodovias nos primeiros seis meses.  A expectativa do estado é aplicar até R$ 5,1 bilhões para reestruturação de mais de 3,5 mil km até o final de 2026.

O novo pacote de ordens de serviço concentra-se em quatro rodovias específicas:

  • Restauração da PE‑076, entre a Reserva de Saltinho (PE-060) e o município de Tamandaré (Litoral Sul), com investimento de R$ 9,9 milhões.

  • Restauração do trecho remanescente da PE‑064, em Sirinhaém, com R$ 11,3 milhões para cerca de 6,09 km de rodovia.

  • Ação emergencial na PE‑004, em Condado, para recuperação de 3,5 km com R$ 1,6 milhão.

  • Ação emergencial na PE‑041, próximo a Igarassu, com 11,02 km contemplados e investimento de R$ 2,2 milhões — incluindo pavimento, drenagem e terraplanagem.

Durante a assinatura, a governadora Raquel Lyra enfatizou que “são R$ 25 milhões em quatro ordens de serviço … que vão melhorar a qualidade de vida da população, fortalecer o turismo e atrair novos investimentos”. O foco, segundo ela, é garantir “o direito de ir e vir com mais segurança e qualidade”.

Vantagens apontadas e objetivos declarados

Segundo o governo estadual, as intervenções devem contribuir para:

  1. Mobilidade e segurança: rodovias em melhores condições reduzem riscos, melhoram tráfego e conexões entre municípios.

  2. Desenvolvimento econômico: ao melhorar o escoamento da produção agrícola e turística, espera-se maior competitividade regional.

  3. Qualidade de vida: acesso mais fluido beneficia moradores, turistas e empresas que circulam pelas regiões contempladas.

  4. Integração regional: as obras atingem a Zona da Mata Sul, Mata Norte e Região Metropolitana, buscando um efeito amplo no território pernambucano.

A declaração do secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, reforça essa lógica: “Tudo o que está sendo feito no Litoral Sul, o que está sendo feito pelo nosso turismo é para colocar nossas praias no lugar onde sempre deveriam estar. É um dia de comemorar porque trabalho feito em conjunto, feito a muitas mãos, gera resultado.” Esse tipo de comunicação oficial reforça a ênfase em resultado e conjunto de ações.

Perspectivas locais e pontos de vista externos

No município de Igarassu, a prefeita Elcione Ramos destacou a ação emergencial na PE-041 como “mais mobilidade para nossa cidade e quem ganha é toda a região. Estamos recebendo obras muito importantes, que há muito tempo não recebiam esse olhar especial.” Isso mostra a perspectiva municipal favorável à iniciativa.

Do legislativo estadual, o deputado Romero Sales Filho afirmou que “Em Ipojuca, todas as estradas foram requalificadas. Elas já são retrato do que o Governo de Pernambuco tem feito, com obras de excelente qualidade”. Já o deputado France Hacker frisou: “Foi esta gestão que tirou os sonhos dos pernambucanos do papel. Agora, se andarmos pelo Estado, vamos ver o que tem sido feito, assim como o povo sente e reconhece.”

Entretanto, para uma matéria equilibrada é importante observar que críticos de políticas públicas de infraestrutura muitas vezes apontam questões como cumprimento de prazos, fiscalização da execução, qualidade dos materiais e custo-benefício das obras públicas, especialmente em Estados com orçamentos restritos. Embora não tenhamos identificado, até o momento, denúncias específicas sobre este pacote, a literatura de jornalismo de infraestrutura recomenda acompanhamento contínuo da execução, prazo de entrega, e transparência contratual.

Desafios e fatores a monitorar

Alguns pontos que merecem atenção futura:

  1. Fiscalização e cumprimento de cronograma: Obras com valores elevados demandam controle sobre prazos e qualidade. O programa já indicou que 34 obras estavam em andamento e 33 concluídas até certo momento. 

  2. Manutenção posterior: Recuperar rodovias é o primeiro passo, mas a conservação contínua costuma representar custo adicional e é fundamental para garantir os benefícios de longo prazo.

  3. Impacto real no escoamento e turismo: A promessa é integrar produção e turismo, mas será necessário mensurar indicadores econômicos e sociais nos municípios atendidos para validar resultados.

  4. Transparência dos recursos: Os recursos são oriundos de autorizações de crédito obtidas pelo Estado. O acompanhamento dos contratos, licitações e execuções reforça a credibilidade da ação pública.

  5. Equidade regional: Embora o pacote contemple Mata Sul, Mata Norte e Região Metropolitana, será relevante ver a distribuição futura das obras para interior e regiões mais remotas, de modo que o benefício não se concentre apenas nas áreas mais visíveis.

O programa PE na Estrada avança com a liberação de mais de R$ 25 milhões em quatro novas ordens de serviço para rodovias estaduais em Pernambuco, segundo anúncio oficial do governo. Com foco em mobilidade, segurança e desenvolvimento regional, as intervenções abrangem trechos estratégicos como PE-076, PE-064, PE-004 e PE-041. A governadora e autoridades locais ressaltam os impactos positivos, enquanto permanece essencial o acompanhamento da execução, manutenção e resultados concretos no terreno. Em resumo: o programa apresenta uma oportunidade concreta de melhoria da malha viária estadual, mas seu êxito dependerá da qualidade da execução e da transparência ao longo do caminho.

Postar um comentário

0 Comentários