Ads

Jovens brasileiros são nomeados ativistas do UNICEF

O UNICEF nomeia dois jovens ativistas brasileiros na COP30, reforçando a participação juvenil na defesa dos direitos e da ação climática.

Jovens UNICEF
Com as nomeações, o UNICEF reforça o protagonismo juvenil nas ações climáticas. Foto: Luiz Marques

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) anunciou, nesta segunda-feira (11), a nomeação de dois novos jovens ativistas brasileiros durante a abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA).
Os escolhidos são João Victor da Costa da Silva, conhecido como João do Clima, de 16 anos, morador da Ilha de Caratateua, em Belém; e Maria Isabel Liberato, de 17 anos, natural de Picuí (PB).

Com as novas nomeações, o Brasil passa a contar com quatro representantes jovens que apoiam o UNICEF em ações de mobilização social em defesa dos direitos humanos, com foco na infância, adolescência e ação climática.

Evento marcou o início das atividades do UNICEF na COP30

A nomeação foi feita durante uma roda de conversa com adolescentes e jovens, realizada no Pavilhão da ONU, na chamada zona azul da COP30.
O encontro contou com a presença da diretora executiva adjunta do UNICEF, Kitty van der Heijden, do representante do UNICEF no Brasil, Joaquin Gonzalez-Aleman, e da chefe de Comunicação do UNICEF no Brasil, Sonia Yeo.
Também participaram Luiza Leitão, oficial de Participação e Desenvolvimento de Adolescentes, e três jovens convidados do Uruguai e do México.

Além dos anúncios oficiais, o evento serviu como espaço de diálogo e escuta. Os 18 adolescentes brasileiros convidados pelo UNICEF compartilharam experiências, refletiram sobre os desafios ambientais e debateram o papel da juventude na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Rede global de ativistas juvenis

A rede global de jovens ativistas do UNICEF é composta por adolescentes e jovens de diversos países que atuam em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, com ênfase em temas como mudanças climáticas, participação política, educação e proteção.

Segundo o representante do UNICEF no Brasil, Joaquin Gonzalez-Aleman, o protagonismo juvenil é essencial para a construção de um futuro sustentável e justo:

“Poder contar com os Jovens Ativistas do UNICEF é levar as vozes da juventude que eles representam para espaços que muitas vezes elas não chegariam. Esses jovens trazem a perspectiva de quem vive os impactos das desigualdades e das mudanças climáticas. Garantir que suas vozes sejam ouvidas é assegurar que as decisões tomadas hoje levem em conta o futuro que eles vão herdar”, afirmou o representante.

O protagonismo de João do Clima e Maria Isabel

Para João do Clima, a nomeação representa “um sonho coletivo”. O adolescente paraense, voluntário da Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável (COJOVEM) e Conselheiro Jovem do UNICEF Brasil, destacou a importância da representatividade da juventude amazônica:

“Ser jovem ativista não é sobre uma pessoa, é sobre uma geração que vive os efeitos da crise climática e que precisa ter voz. Quando a gente ocupa esses espaços, toda uma comunidade caminha junto”, declarou.

Maria Isabel Liberato, integrante do Conselho Jovem do UNICEF e de diversas redes e conselhos nacionais, ressaltou a necessidade de escuta ativa das novas gerações por parte das autoridades:

“Que sejamos de fato considerados nas políticas públicas, especialmente as crianças e adolescentes de comunidades tradicionais e originárias. Somos parte do futuro de que tanto falam, mas também somos o presente”, afirmou a jovem paraibana.

Encerramento de um ciclo e início de uma nova fase

Com as novas nomeações, o UNICEF encerrou o ciclo de participação de Erick Patrick Felix Soares (22), do Rio de Janeiro; Tainara da Costa Cruz (21), do povo Kambeba, no Amazonas; e Maria Eduarda Silva (22), de Bonito, Pernambuco.
Os três foram reconhecidos pela contribuição na ampliação da escuta e da representatividade juvenil em pautas relacionadas à infância, juventude e meio ambiente.

A instituição destacou que a nova geração de ativistas dará continuidade a esse legado, fortalecendo o diálogo entre juventudes e tomadores de decisão em níveis local, nacional e internacional.

Perfis dos novos jovens ativistas

João Victor da Costa da Silva (João do Clima) – Paraense, 16 anos, morador da Ilha de Caratateua, em Belém (PA). É voluntário da COJOVEM, Conselheiro Jovem do UNICEF Brasil e ativista na área de mudanças climáticas e comunidades insulares. Defende um futuro mais justo e sustentável para as populações amazônicas.

Maria Isabel Liberato – Paraibana, 17 anos, integrante do Conselho Jovem do UNICEF, do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) do Conanda, da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (CONAETI) e da Rede Reimaginando Futuros. É ativista pelos direitos de crianças, adolescentes e pela pauta ambiental.

Juventude, direitos e futuro sustentável

O anúncio realizado na COP30 reforça o papel das juventudes na agenda climática global.
Ao ampliar o número de representantes no Brasil, o UNICEF reafirma seu compromisso com a participação ativa de adolescentes e jovens na construção de soluções concretas para os desafios ambientais e sociais que afetam o planeta.

A presença desses novos ativistas simboliza uma geração que busca não apenas ser ouvida, mas também atuar como protagonista na defesa de um futuro mais justo, inclusivo e sustentável.

Postar um comentário

0 Comentários