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Senado homenageia Raquel Lyra por alfabetização infantil

Senado entrega comenda a Raquel Lyra por avanços na alfabetização infantil em Pernambuco com foco em equidade, formação e engajamento.

Educação Infantil
Pernambuco lidera avaliação do IEA e governa Raquel Lyra recebe destaque nacional.
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Nesta segunda-feira (13), a governadora Raquel Lyra (PSD) foi agraciada com a Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa em sessão especial do Senado Federal, em Brasília. A honraria — instituída pela Resolução 8/2025 do Senado — visa reconhecer gestores estaduais que obtiveram desempenho destacado em políticas de alfabetização infantil. 

A homenagem decorre dos avanços de Pernambuco nos indicadores de aprendizagem nos anos de 2023 e 2024, em especial nos eixos de equidade, formação continuada de professores e engajamento em colaboração com municípios.

Critérios da comenda e o Índice Estado Alfabetizador (IEA)

A comenda é concedida com base no Índice Estado Alfabetizador das Crianças na Idade Certa (IEA), que considera resultados de alfabetização, equidade racial e socioeconômica, formação continuada e engajamento. 

Segundo a resolução do Senado, a pontuação máxima possível no IEA é 35 pontos. Pernambuco obteve 25 pontos, ficando em primeiro lugar entre os estados. 

Para participar da seleção, os estados precisaram assegurar pelo menos 80 % de participação das redes municipais em avaliações educacionais nos anos de 2023 e 2024. 

Dados de Pernambuco e comparações nacionais

Em 2024, Pernambuco atingiu 60,8 % de crianças alfabetizadas na idade certa, crescimento em relação aos 59 % de 2023. 

Esse resultado, divulgado pelo Relatório Indicador Criança Alfabetizada do MEC, posiciona o estado acima da média nacional, estimada em 59,2 %. 

No entanto, em nível municipal os índices variam bastante: enquanto municípios como Carnaíba alcançaram 100 %, outros se mantêm com resultados inferiores — por exemplo, Catende registrou apenas cerca de 21,8 %. 

Em 2022, Pernambuco tinha apenas 28 % de crianças alfabetizadas na idade certa, o que evidencia o salto nos indicadores.

Em nível nacional, 11 estados atingiram a meta de 60 % para 2024, segundo dados divulgados pelo MEC. 

A visão da governadora e da gestão estadual

Em seu discurso na solenidade, Raquel Lyra destacou que a comenda é fruto de um esforço coletivo. Ela enfatizou a importância de valorizar professores, gestores municipais e servidores da educação. (trecho adaptado da fala oficial)

O secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro, enfatizou a colaboração entre Estado e municípios como diferencial: afirmou que mais de 26 mil professores foram capacitados e que Pernambuco buscou consolidar uma rede de apoio técnico e pedagógico para os municípios.

Outros governadores homenageados e contexto institucional

Além de Raquel Lyra, também receberam a comenda os governadores Clécio Luís (Amapá), Elmano de Freitas (Ceará), Mauro Mendes (Mato Grosso) e Romeu Zema (Minas Gerais)

A comenda foi criada por meio do Projeto de Resolução 10/2025, de autoria do senador Cid Gomes, e oficializada pela Resolução do Senado nº 8 em 29 de maio de 2025.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ressaltou a importância da alfabetização como fundamento para o avanço escolar e social, dizendo que “ensinar todas as crianças a ler e escrever é fundamental” (trecho adaptado).

Críticas, limites e desafios persistentes

Embora os avanços sejam reconhecidos, especialistas e analistas educacionais apontam que a melhoria de indicadores não garante automaticamente qualidade educativa uniforme.

Uma limitação citada é a variação municipal: o fato de alguns municípios ainda permanecerem com resultados baixos evidencia desigualdades internas.

Além disso, embora Pernambuco esteja acima da média nacional, não atingiu em 2024 a meta estadual de 62,4 % para alfabetização em idade certa, conforme apurado por veículos jornalísticos. 

Pesquisas educacionais indicam que fatores como desigualdade socioeconômica, infraestrutura escolar, formação de professores e estímulos familiares ainda moldam de forma heterogênea os resultados entre regiões. (por exemplo, estudos sobre lacunas entre etnias no Brasil).

Outra crítica é que a comenda, por ser inédita, ainda dependerá de consolidação para avaliar seu impacto duradouro na política educacional dos estados.

Pernambuco, sob a gestão de Raquel Lyra, recebeu a Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa pelo desempenho destacado nos indicadores de alfabetização infantil. O reconhecimento baseou-se no Índice Estado Alfabetizador (IEA), que abrange resultados, equidade, formação docente e engajamento. O estado alcançou 25 pontos — a maior pontuação entre os estados — e registrou 60,8 % de crianças alfabetizadas em 2024, superando a média nacional de 59,2 %. Apesar desses avanços, persistem desigualdades municipais e metas estaduais ainda não alcançadas. A comenda, sendo uma iniciativa recente, traz um novo instrumento simbólico para celebrar políticas educativas eficazes, mas seu efeito real dependerá da continuidade das ações, da superação de desafios internos e do fortalecimento da cooperação entre estados e municípios.

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