Ads

Raquel Lyra e Priscila Krause recebem Medalha Paulo Freire

Governadora Raquel Lyra e vice Priscila Krause recebem a Medalha Paulo Freire pelo compromisso com a educação em Pernambuco.

Raquel Lyra
Medalha Paulo Freire reconhece gestão de Raquel Lyra e Priscila Krause.
Foto: Yacy Ribeiro

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e a vice-governadora, Priscila Krause, foram homenageadas nesta quarta-feira (8) com a Medalha de Mérito Educacional Professor Paulo Freire, concedida pelo Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE/PE). A 15ª edição da comenda foi realizada na Academia Pernambucana de Letras, no Recife, reunindo autoridades, educadores e representantes de instituições que se destacam pela contribuição à educação, cultura e direitos humanos no Estado.

A Medalha Paulo Freire foi criada em 1997 e leva o nome do patrono da educação brasileira, referência mundial em pedagogia libertadora. O reconhecimento é concedido a personalidades e instituições que fortalecem o ensino público e promovem práticas educativas inovadoras e inclusivas.

Reconhecimento ao investimento em educação

Durante a cerimônia, Raquel Lyra destacou o papel transformador da educação e ressaltou o investimento histórico realizado pelo governo estadual.

“Conseguimos garantir a transformação de verdade no Estado através da educação. Estamos realizando o maior investimento da história de Pernambuco na rede pública, destinando R$ 5 bilhões para melhorar a qualidade do ensino e a estrutura das nossas escolas. Esse reconhecimento do Conselho Estadual de Educação é compartilhado com todos os profissionais que constroem a educação no dia a dia”, afirmou a governadora.

A gestora destacou que os recursos têm sido aplicados na modernização da infraestrutura escolar, formação de professores, valorização profissional e ampliação do tempo integral na rede estadual. Segundo dados do governo, Pernambuco já é referência nacional em educação integral e redução da evasão escolar, resultado de políticas iniciadas há mais de uma década e ampliadas na atual gestão.

Educação como base para o futuro

A vice-governadora Priscila Krause também enfatizou o papel estratégico da educação nas políticas públicas do Estado.

“O que fazemos em Pernambuco, por meio das políticas de saúde, segurança e desenvolvimento econômico, se destaca, sobretudo, pelas ações voltadas à educação. Temos o compromisso de educar para que o povo pernambucano tenha esperança e construa, junto conosco, o futuro que todos merecem”, declarou.

Para Krause, o prêmio simboliza o reconhecimento de um esforço coletivo de gestores, professores e estudantes comprometidos com a melhoria do ensino público.

Valorização do legado de Paulo Freire

O secretário de Educação e Esportes, Gilson Monteiro, reforçou que a homenagem reflete os princípios do educador Paulo Freire, que defendia uma educação crítica, participativa e inclusiva.

“Estamos representando bem nosso Estado por meio desses homenageados. Parabenizo o Conselho Estadual de Educação pelo movimento e pelas escolhas. Através do legado de Paulo Freire, conseguimos consolidar uma educação plural e democrática em Pernambuco”, afirmou.

Monteiro também destacou a importância do Conselho Estadual de Educação, fundado em 1963, como órgão normativo, deliberativo e consultivo responsável por definir diretrizes e avaliar políticas educacionais do Estado.

Homenagem reconhece trabalho coletivo

O deputado estadual Renato Antunes, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Lazer da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), participou da solenidade e ressaltou o caráter coletivo da homenagem.

“Este é um reconhecimento não apenas aos que estão nas escolas, mas também aos que formulam políticas públicas. Em nome da Alepe, estendo a gratidão a todos os agraciados, especialmente à governadora, por estar transformando a realidade das nossas escolas”, destacou.

O conselheiro estadual Natanael Silva, que representou o CEE/PE, afirmou que o momento é de reconhecimento a uma gestão que valoriza a educação de forma ampla.

“Para nós, conselheiros, este é o momento de celebrar um trabalho que coloca a educação como prioridade”, pontuou.

Demais homenageados da 15ª edição

Além da governadora e da vice, outras seis personalidades e instituições receberam a Medalha Paulo Freire:

Benita Spinelli, representando o serviço ProMaria, do Cisam (Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros);
Maria Fernanda Pimentel, da Facepe (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco);
José Ricardo Diniz, do Senepe-PE (Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Pernambuco);
Maria das Graças Soares da Costa, reitora da Unifafire;
Maria Joselma do Nascimento Franco, professora do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE;
Delma Evaneide Silva, coordenadora do Centro de Educação Popular Assunção (Cepa).

O evento contou ainda com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, da secretária em exercício de Ciência, Tecnologia e Inovação, Teresa Maciel, do presidente da Academia Pernambucana de Letras, Lourival Holanda, e da jurista e acadêmica Margarida Cantarelli.

A entrega da Medalha de Mérito Educacional Professor Paulo Freire reafirma o papel do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco na valorização das boas práticas de ensino e das políticas públicas voltadas à formação cidadã. O reconhecimento às lideranças do Executivo estadual reforça o compromisso do governo com uma educação pública de qualidade, inclusiva e socialmente transformadora — princípios que refletem o legado de Paulo Freire, cuja obra segue inspirando educadores no Brasil e no mundo.

Postar um comentário

0 Comentários